Enola Holmes e o Enem

Recentemente o serviço de streaming Netflix lançou mais um filme impactante: Enola Holmes. O filme conta a história da irmã do detetive mundialmente conhecido, Sherlock Holmes, e como ela foi igualmente brilhante ao irmão, mas teve sua ação reprimida pelo sexismo.

Nesse artigo, vamos debater alguns pontos centrais do filme e ilustrar como esses pontos podem, se bem trabalhados, ser utilizados nas redações do ENEM e de outros vestibulares. Vamos lá!

ENREDO

O filme se passa na Inglaterra, e aborda a relação de Enola Holmes (Millie Bob Brown) com sua corajosa mãe (Helena Bonham Carter). A mãe de Enola não a criou para ser uma moça inglesa tradicional, mas sim para ser bem educada, inteligente, astuta, e uma notável esportista.

Certo dia, a mãe de Enola desaparece e em virtude disso seus irmãos, Sherlock e Mycroft, reaparecem em sua vida. Preocupados que Enola não esteja tendo uma educação “digna” para uma jovem mulher, decidem colocá-la em um internato. Determinada a buscar sua mãe, a moça foge e se envolve em muitos impasses no meio do caminho.

POSSÍVEIS ABORDAGENS EM REDAÇÕES

Vamos debater algumas maneiras de abordar o filme Enola Holmes em redações de vestibulares, a partir daqui, cuidado com os spoilers! Serão usados como exemplos tanto temas já usados no ENEM quanto outros temas que podem ser abordados no futuro!

Tema: O poder de transformação da leitura

Um ponto importante da educação de Enola era a leitura. Sua mãe a motivou a ler clássicos, e com o tempo, a própria menina começou a definir suas leituras. Isso tudo fez com que ela desenvolvesse um raciocínio lógico e um aparato de referências extremamente notáveis. A leitura lhe permitiu ter pensamento crítico, formar suas próprias opiniões e lutar por seus direitos, assim como outras moças envolvidas no movimento pela emancipação da mulher.

Tema: O desafio de se conviver com as diferenças

Enola era diferente das outras meninas, sua mãe era diferente de outras mulheres, e isso foi um problema para os irmãos Holmes. Ambas tiveram que lidar com esse impasse de maneira valente, e com o tempo, tanto Sherlock quanto Mycroft acabaram mudando suas percepções sobre as personagens de Helena e Millie. A quebra de valores tradicionais e preconceitos foi vital para que Enola pudesse ter um desenvolvimento pleno, e a família pudesse ter um envolvimento pacifico e saudável.

Tema: A persistência da violência contra a mulher

A agressão física contra mulheres é um sintoma de um problema muito maior, que está nas bases da sociedade em que vivemos, o patriarcado que subjuga e inferioriza mulheres. Durante diversas cenas do filme, podemos ver Mycroft Holmes tratando Enola como se ela fosse sua propriedade – já que seu pai morreu, isso significa que outro homem da família deveria “cuidar das posses”. Ele se torna extremamente agressivo com a menina quando ela se recusa a fazer suas vontades, esse é um exemplo claro das bases patriarcais da sociedade em que vivemos.

Tema: Democracia

A mãe de Enola era uma sufragista – saiba mais sobre as sufragistas lendo esse artigo – e lutou para que todas as mulheres inglesas pudessem votar, e educou sua filha para lutar pela mesma igualdade entre os gêneros. A luta pelo sufrágio feminino é uma manifestação clara de democracia e de igualdade política, que demorou muito tempo para ser conquistada e consolidada.

Tema: Representatividade

O filme Enola Holmes é um prato cheio para a representatividade no cinema, com mulheres ocupando espaços de protagonismo e ampla gama de atores de diversas etnias e idades. Essa nova maneira de construir heróis no cinema será muito benéfica para a nova geração que se verá nos filmes que assiste e nos conteúdos que consome, gerando mais autoestima para as crianças de hoje e para os adultos de amanhã.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Raphaele Godinho
Raphaele Godinho

Raphaele Godinho: Estudante de Relações Internacionais, coordenação do movimento Resgatando e Valorizando a Mulher, Three Dot Dash Global Teen Leader 2020 by We Are a Family Foundation.