Faltam Apenas 50 Dias Para o Enem 2021!

Depois de um ano de muita preparação e dedicação, estamos na reta final de preparação para as provas do Enem 2021. Afinal, o primeiro dia de aplicação das provas será daqui a 50 dias! Com base nessas informações, vamos apresentar a seguir algumas dicas interessantes e que podem ajudá-lo neste período final de preparação, uma vez que os últimos dias costumam passar muito rápido!

Mantenha a calma!

Apesar de parecer uma dica muito simples, esta também é uma das mais importantes. Uma grande parcela dos candidatos que prestam o Enem é formada por jovens que estão em busca do sonho de entrar em uma universidade pública ou conquistar uma bolsa em universidades particulares. Diante disso, é normal que nesta reta final você sinta pressionado e um pouco ansioso para colocar em prática tudo o que foi estudado. No entanto, isso somente irá te prejudicar. Procure manter a calma e confiar na sua preparação, visto que a calma o ajudará na concentração antes e durante os períodos de prova!

Revise os principais conteúdos

Depois de estudar a grande maioria dos temas possíveis, a reta final de preparação para o Enem 2021 deve ser utilizada para revisar pare dos conteúdos e garantir que você dominou aqueles temas mais complexos e que tinha dificuldade. Esta revisão é importante também para você ganhar confiança e perceber que a sua dedicação ao longo do ano está fazendo efeito!

Relembre os principais aspectos da redação no Enem

Mesmo podendo enquadrar este tópico na seção anterior, a redação no Enem merece um destaque mais que especial. Afinal, a redação será responsável por 20% da sua nota final do exame e, para uma parcela significativa de universidades que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a redação terá um peso ainda maior! Portanto, não deixe de conferir os principais tópicos para desenvolver uma boa redação no Enem, e fique de olho nas possibilidades de temas para a redação postadas aqui, no InfoEnem!

Faça simulações das condições de prova

Você já deve saber que o Enem é uma prova muito extensa e que os alunos possuem pouquíssimo tempo para resolver as questões, escrever a redação e ainda preencher adequadamente o gabarito. Assim, dominar o conteúdo que é cobrado no exame pode não ser o suficiente, sendo necessário também que você esteja preparado para manter a concentração e velocidade durante as (pelo menos) 5 horas de prova. Para isso, tente resolver provas anteriores do Enem seguindo as mesmas condições de tempo da prova, que farão com você se ambiente e consiga ter uma melhor noção do tempo.

Cuida da sua saúde física e mental

O final de uma preparação tão dura para uma prova como o Enem pode trazer consequências físicas e psicológicas para os candidatos. Com isso, não deixe de cuidar da sua saúde física e mental em nenhum momento. Pratique atividades que você gosta, se distraia e reserve parte do tempo para estudar. Também é importante ressaltar que um resultado abaixo do esperado é completamente normal e servirá como aprendizado para os próximos exames. Pratique também atividades físicas, que o ajudarão a se distrair e aliviar parte da tensão da prova!

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação algumas dicas importantes para você se preparar ainda melhor para o Enem 2021.Como estamos a apenas 50 dias da prova, é hora de se preparar também psicologicamente, contribuindo para que você conquiste os resultados esperados no Enem. Além disso, também é fundamental que você esteja ambientado com o modelo de provas do Enem e mantenha a calma e foco durante este período.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/