O Primeiro Dia de Provas do Enem 2021 Chegou!

Depois de um ano de muita preparação por parte dos candidatos, estamos a pouquíssimos dias da primeira aplicação do Enem 2021. Certamente você já deve estar ciente de todas as informações importantes sobre este exame, mas vamos ressaltar a seguir alguns tópicos que podem ser úteis para os candidatos. Desta maneira, serão apresentadas a seguir algumas informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, destacando também alguns conteúdos que podem ser úteis para os candidatos que irão participar do primeiro dia de provas do Enem 2021.

Quais são os horários importantes para a prova do Enem?

Sem dúvidas, uma das informações mais importantes para quem irá participar do exame são os horários de aplicação do Enem 2021. Como você já deve saber, o primeiro dia de provas do Enem terá duração total de 5 horas e meia, com início às 13:30 (horário de Brasília). No entanto, existem outras informações importantes, como o horário de abertura e fechamento dos portões. Deste modo, veja a seguir os principais horários para quem vai participar do primeiro dia de provas do Enem:

  • Abertura dos portões: 12:00.
  • Fechamento dos portões: 13:00.
  • Início da aplicação das provas: 13:30.
  • Horário mínimo de saída para candidatos sem o caderno de questões: 15:30.
  • Horário mínimo de saída para candidatos com o caderno de questões: 18:30.
  • Horário máximo para o término das provas: 19:00.

É importante ressaltarmos que todos os horários apresentados acima possuem como referência o horário de Brasília. Sendo assim, se a sua região possui um fuso horário diferente do fuso de Brasília, tenha atenção com os horários da sua região, que serão diferentes dos aqui apresentados.

Quais são as disciplinas cobradas no primeiro dia do Enem 2021?

Também é interessante que você saiba quais são as disciplinas cobradas no primeiro dia de provas do Enem 2020. Para este primeiro dia, além da conhecidíssima prova de redação, os alunos deverão resolver mais 90 questões objetivas, das áreas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias: Neste grupo, que corresponde a 45 questões da prova do Enem, serão cobrados os conteúdos relacionados com as ciências humanas, que incluem geografia, história, sociologia, filosofia e assuntos pertinentes ao grupo.
  • Linguagens, Códigos e Suas tecnologias: Nas 45 questões de Linguagens, serão abordadas as 5 questões de língua estrangeira (que pode ser inglês ou espanhol, a opção foi definida no momento da inscrição) e também as questões relacionadas com a linguagem em geral.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as principais informações que podem ser aproveitadas no primeiro dia de provas do Enem 2020. Chegado o momento de um exame tão importante como o Enem, estas informações servem para auxiliá-lo neste momento, ajudando a garanti o seu resultado neste exame. Aproveitamos para desejar um bom exame para todos e toda a preparação será recompensada!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/