Saiba Quais Serão as Mudanças do Novo Enem

Quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deve estar atento em relação às mudanças que podem ocorrer neste exame, devido à importância do Enem para o ingresso em instituições de ensino superior no país e para se preparar da melhor maneira possível. Recentemente, o Ministério da Educação anunciou que o exame mais importante do país passará por mudanças significativas, que passarão a valer a partir do ano de 2024. Desta maneira, vamos apresentar a seguir quais foram estas mudanças e como isso irá impactar na preparação dos alunos para o Enem.

Enem deixará de ser uma prova apenas de questões de múltipla escolha e redação

A primeira mudança e uma das mais significativas que irão ocorrer no Enem a partir de 2024 está no formato das questões. Há diversos anos estamos acostumados com a prova do Enem composta por 180 questões objetivas e uma redação do tipo dissertativa-argumentativa. No entanto, este formato dará lugar a uma prova que contará também com questões dissertativas e respostas abertas. Ainda não foram definidas quantidades de questões, mas é esperado pelo MEC que estes itens respondam por pelo menos 25% da pontuação final do Enem.

Enem será dividido em duas etapas e será focado na área de formação

Outra mudança significativa que deve ser implementada a partir do ano de 2024 nas provas do Enem é a divisão do Enem em etapas que estarão relacionadas com a área de formação do candidato. Desde a reformulação do Enem, utilizamos uma divisão padronizada das questões do Exame, que é composto em suas questões objetivas por: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

Com as mudanças implementadas, o Enem será dividido em duas etapas. A primeira delas terá como foco os conteúdos previstos na Base nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase nos conteúdos de português e matemática. Já a segunda etapa será baseada nas áreas escolhidas pelos alunos no ensino médio, ou seja, nos itinerários formativos. Sendo assim, o vestibulando deverá escolher um entre os blocos de questões apresentados abaixo:

  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • Linguagens e Suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
  • Matemática e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Mudanças devem ocorrer com a implementação do novo Ensino Médio

Por fim, é importante destacar que as mudanças devem ocorrer com a consolidação do novo Ensino Médio nas escolas públicas, que deve ser totalmente implementado até o ano de 2024.

Desta forma, foram apresentadas ao longo desta publicação as mudanças que estão previstas para o Exame do Enem a partir do ano de 2024. Para o ano de 2022 ainda não estão previstas alterações no exame, que seguirão o modelo utilizado desde o ano de 2009. As novidades destas mudanças e impactos na preparação dos alunos serão apresentadas e discutidas aqui, no InfoEnem!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/