Substantivos

Há uma área de estudos da Língua Portuguesa chamada Morfologia. Esse “setor” se encarrega de analisar as palavras por si só, sem considerar as funções que ela pode exercer dentro de uma frase ou texto. Dentre os grupos analisados pela Morfologia estão os substantivos. Essa classe de palavras, em uma definição simplista, é a que dá nome às coisas, e cada substantivo pode estar classificado em mais de uma categoria. Reconhecê-los, assim como suas categorias, é útil para utilizá-los de forma mais eficiente em frases e textos, o que garante uma produção mais correta e variada. Vejamos, então, quais as categorias básicas de substantivos!

Comuns

Os substantivos comuns dão nome a itens que não são especificados individualmente, conferindo uma tipagem a uma categoria: árvore, mesa, gato, mulher.

Próprios

Os substantivos próprios dão nome a um ser específico, conferindo-lhe individualidade. São escritos sempre com letras maiúsculas: Brasil, Joana, Amazônia, Campinas.

Concretos

Os substantivos concretos dão nome, como a classificação mesmo já diz, a seres concretos, palpáveis, que são tangíveis ao toque: caderno, avô, prédio, calçada.

Abstratos

Novamente como o nome já diz, os substantivos abstratos dão nome a itens não palpáveis, como emoções e qualidades, por exemplo. Alegria, tristeza, beleza, preguiça e disposição são alguns deles.

Simples

Os substantivos simples são aqueles cujos nomes são formados por apenas um radical, uma “palavra”. São exemplos deles: beijo, flor, roupa, pé.

Compostos

Já os substantivos compostos são formados por mais de uma “palavra”, mais de um radical: beija-flor, pé-de-moleque, guarda-roupa.

Primitivos

Os substantivos primitivos são todos aqueles que não vieram de nenhuma outra palavra da língua portuguesa, são “originais”. Alguns exemplos: pedra, avião, terra, casa.

Derivados

Os substantivos derivados são aqueles cuja origem se encontra em outra palavra da língua portuguesa. Além dos diminutivos e aumentativos, outros exemplos são: pedreiro, aviação, terrestre, casarão.

Coletivos

Os substantivos coletivos são aqueles que nomeiam um grupo específico de seres,  dando-lhe nome diferenciado daquele atribuído a cada indivíduo. Por exemplo, um grupo de cães é chamado de matilha, um grupo de atores é chamado de elenco, um grupo de abelhas é chamado de colmeia e um grupo de chaves é chamado de molho.

O que acharam do tópico desta semana? Essas categorias de substantivos são bastante famosas e aprendemos desde muito cedo na escola. De quais delas lembravam e quais delas relembraram hoje? Contem tudo pra gente nos comentários e até a próxima!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.