Através da Coordenaria de Processo Seletivo, a Universidade do Estado de Minas Gerais anunciou, no último de 9 de agosto, a decisão do Conselho Universitário  (CONUN) que aprovou a adesão da UEMG ao Sistema de Seleção Unificado (SISU), do MEC.

Vale ressaltar que seu vestibular tradicional NÃO foi extinto. Dessa forma, a UEMG proporciona outra forma de ingresso em seus cursos de graduação: além do vestibular, que mantém seu cronograma e metodologia de seleção, o vestibulando poderá também optar pela utilização do seu resultado no ENEM.

Dentre as 31 graduações disponíveis, apenas aquelas que aferem habilidades específicas não terão vagas vinculadas ao SISU. São os cursos oferecidos pela Escola de Música (bacharelado em instrumento e canto; licenciatura em instrumento e canto e licenciatura em Educação Musical Escolar) e pela Escola Guignard (bacharelado em Artes Plásticas e licenciatura em Educação Artística). Para ingresso nesses cursos, a modalidade oferecida pela Universidade permanece as provas gerais e específicas do vestibular.

Para a Pro – Reitora de Ensino, a professora Renata Vasconcelos, essa adesão foi realizada depois de vários estudos feitos pela PROEN. Na proposta aprovada, serão destinadas ao SISU, que utiliza o ENEM para classificação dos estudantes, 25% das vagas oferecidas pela UEMG no seu processo seletivo. Segundo a professora, essa adesão representa um importante passo da UEMG na democratização do acesso ao Ensino Superior.

Para o Reitor Prof. Dijon Moraes Junior, a Uemg, ao longo dos seus mais de vinte anos, tem acompanhado as tendências da contemporaneidade, haja vista a adesão que acaba de tomar, de se filiar ao sistema Enen/Sisu, participando do resgate histórico dos excluídos sociais.

 

Veja também:

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.