Utilizando a porcentagem na prova do Enem

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Em nossa postagem de hoje vamos discutir sobre um tema extremamente importante para o nosso dia a dia e para as questões de matemática do Enem, que é a porcentagem. Para isso, além de explicarmos sobre este assunto simples e de grande importância, vamos também apresentar uma questão retirada do Enem, para que você possa compreender como este conteúdo é cobrado durante o exame.

Entendendo a porcentagem

A porcentagem é uma das áreas mais conhecidas e importantes da matemática, uma vez que utilizamos este assunto em várias situações do nosso cotidiano, em especial aquelas que envolvem os preços e descontos de objetos. Além disso, a porcentagem também pode ser utilizada para a comparação de grandezas, crescimento e diminuição de fatores e assim por diante.

Matematicamente, a porcentagem é definida como uma razão, com denominador igual a 100, ou seja:

Em que n pode assumir uma grande quantidade de valores. As porcentagens são representadas através do símbolo “%” que são lidos “por cento”, ou seja, para o caso em que n = 5, teríamos 5%.

Com esta razão, podemos expressar aumento e diminuição de preços, áreas, volumes e diversas outras situações. Por exemplo, vamos considerar um objeto de valor igual a R$ 200,00, que teve um desconto de 10% em seu valor. Assim, a diminuição será de:

Feito isso, o valor final do objeto será de R$ 200,00 – R$20,00 = R$180,00.

Apesar de extremamente simples, a porcentagem é importantíssima para as questões de matemática do Enem e vestibulares importantes, uma vez que possui várias aplicações e pode ser aliada a praticamente todos os temas.

Questão do Enem

Como mencionamos ao longo da publicação, a porcentagem é muito importante para o nosso dia a dia, possuindo aplicações em diversas situações que enfrentamos no cotidiano. Para ilustrar como este conteúdo pode ser abordado durante as provas do Enem, vamos apresentar a seguir um exercício retirado da prova de 2020 do Enem, que utiliza a porcentagem e também o volume de sólidos geométricos.

Um processo de aeração, que consiste na introdução de ar num líquido, acontece do seguinte modo: uma bomba B retira o líquido de um tanque T1 e o faz passar pelo aerador A1, que aumenta o volume do líquido em 15%, e em seguida pelo aerador A2, ganhando novo aumento de volume de 10%. Ao final, ele fica armazenado num tanque T2, de acordo com a figura.

Os tanques T1 e T2 são prismas retos de bases retangulares, sendo que a base de T1 tem comprimento c e largura L, e a base de T2 tem comprimento c/2 e largura 2L. Para finalizar o processo de aeração sem derramamento do líquido em T2, o responsável deve saber a relação entre a altura da coluna de líquido que já saiu de T1, denotada por X, e a altura da coluna de líquido que chegou a T2, denotada por y.

Disponível em: www.dec.ufcg.edu.br. Acesso em: 21 abr. 2015.

A equação que relaciona as medidas das alturas y e x é dada por”

a) y = 1,265x

b) y = 1,250x

c) y = 1,150x

d) y = 1,125x

e) y = x

Alternativa correta: A.

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Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

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