Utilizando a velocidade relativa no Enem

Para a nossa primeira postagem de física do ano de 2021, vamos apresentar um conteúdo muito conhecido e importante para esta área, que é o conceito da velocidade relativa. Para isso, além de apresentarmos todos os conceitos importantes para você entender a velocidade relativa, vamos apresentar também uma questão de vestibular nos mesmos moldes do Enem, para que você compreenda como este conteúdo pode ser abordado ao longo do exame.

A velocidade relativa

Já estudamos em postagens anteriores sobre a velocidade, suas principais características e também diversas equações utilizadas em seu cálculo, tanto para o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), quanto para o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV). Diante disso, devemos lembrar que a velocidade é uma grandeza vetorial e, consequentemente, sua direção e sentido são importantíssimos.

Para a velocidade relativa, aplicaremos as mesmas equações que já vimos, com uma diferença principal. Ao utilizar e calcular a velocidade relativa de um corpo, estamos interessados na interação entre dois corpos diferentes. Desta forma, aplicaremos os conhecimentos que já temos sobre a velocidade para dois corpos, de forma relativa. Portanto, podemos encontrar dois tipos de velocidade relativa: a velocidade relativa de aproximação e a velocidade relativa de afastamento.

  • Velocidade relativa de aproximação: A velocidade relativa será de aproximação quando os dois corpos vão se cruzar. Desta forma, poderemos ter uma velocidade relativa de aproximação em duas situações diferentes. A primeira será quando os dois corpos estiverem em sentidos opostos (e se aproximando), e a velocidade relativa será igual a soma de ambas as velocidades. A segunda situação ocorre para os dois corpos estiverem no mesmo sentido, mas o corpo que está atrás possui velocidade maior que o corpo que vai a frente. Neste caso, a velocidade relativa de aproximação será igual ao módulo da diferença das velocidades.
  • Velocidade relativa de afastamento: Já a velocidade relativa será de afastamento quando os dois corpos estiverem se distanciando, ou seja, ou estarão em sentidos opostos sem se cruzar, ou estarão no mesmo sentido, mas o corpo que vai a frente possui maior velocidade. A velocidade relativa será calculada da mesma forma que a anterior, baseado no sentido dos corpos, mas poderá ser de aproximação ou afastamento.

Questão envolvendo a velocidade relativa

Uma vez que nosso objetivo é demonstrar como este conteúdo pode ser abordado nas provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), mas que apresenta um modelo muito próximo ao cobrado durante o Enem. Aproveite para treinar o conteúdo estudado em nossa postagem de hoje!

“ Duas cidades A e B distam entre si 400 km. Da cidade A parte um móvel P dirigindo-se à cidade B e, no mesmo instante, parte de B outro móvel Q dirigindo-se a A. Os pontos P e Q executam movimentos uniformes e suas velocidades escalares são, em módulo, 30 km/h e 50 km/h, respectivamente. A distância da cidade A ao ponto de encontro dos móveis P e Q, em km, vale:”

a) 120

b) 150

c) 200

d) 240

e) 250

Alternativa correta: b.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!