Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) no Ceará vem realizando, desde o início deste ano, encontros e reuniões para estudar a possibilidade da adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como uma das formas de ingresso de novos estudantes. O sistema do Ministério da Educação (MEC) utiliza exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.
O último seminário foi realizado há pouco mais de um mês, mais precisamente no dia 18 de setembro. O evento, organizado pela Comissão Interna de Discussão sobre o Enem / Sisu, ocorreu no Campus Derby da UVA e contou com a presença da palestrante Maria Zelma de Araújo Madeira, coordenadora da Célula de Ações Afirmativas da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Entre os assuntos debatidos, Maria Zelma ressaltou a questão da inclusão social através das ações afirmativas, citando como exemplo o caso de grandes instituições como a Universidade de Brasília (UnB), uma das primeiras a aderir ao sistema do MEC. Ela também relatou a experiência e os impactos advindos da adesão da UECE ao Sisu e sistema de cotas.
“O debate sobre as ações afirmativas, nas universidades estaduais do Ceará, colocou nosso Estado no cenário da inclusão social e de um movimento histórico importante para as populações contempladas pela iniciativa”.
O presidente da Comissão, prof. Antonio Glaudenir Brasil Maia, que já chegou a sugerir que a instituição iniciará a adesão para metade de suas vagas, concluiu que a universidade está no caminho certo para a inclusão social e democratização ao acesso a seus cursos de graduação.
Ainda não há uma data exata para a tomada da decisão, mas certamente teremos mudanças nos processos seletivos a serem realizados pela UVA no ano que vem. Vale lembrar que esta edição do vestibular, que está com inscrições abertas, não utilizará as notas do Enem.
2 comments
Estes informes são de grande valia, principalmente pra quem tem uma “vida corrida” e quase não tem tempo à perder. Obrogad
> estes informes são de grande valia, diante do tempo corrido que temos. Pelo menos nos deixam antenados.