Você Conhece o Perfil das Questões do Enem?

Provavelmente você já sabe (ou pelo menos deveria saber!) que a prova do Enem está dividida em 4 grandes áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e que cada uma traz 45 itens, totalizando 180. E, tão importante quanto compreender a distribuição, é conhecer as características das questões do exame.

“Isso eu sei! Questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada.”

Não que essa característica esteja incorreta, mas certamente podemos ser muito mais específicos. Veja os principais detalhes:

• Questões com enunciados extensos

Embora os estudantes tenham apenas 4h30 para resolver as questões em cada dia, os enunciados são muito extensos. Aliás, alguns inclusive trazem textos que tomam metade da página! Em outras palavras, é bom treinar suas capacidades de leitura e concentração, pois a prova do Enem é absurdamente cansativa.

• Questões conteudistas x interpretativas

Antigamente, principalmente até 2008, o Enem poderia ser classificado como “pura interpretação”. Mas como a mudança do formato em 2009, o conteúdo do ensino médio passou a ser cobrado de forma muito mais acentuada. Não que uma boa leitura não seja mais fundamental. Pelo contrário. Continuamos tendo uma prova que exige ótima interpretação dos candidatos, e não apenas de textos, mas também de gráficos, tabelas, imagens, pinturas e também tirinhas. Mas as questões, antes puramente interpretativas, agora também exigem conteúdo. Basta dar uma olhadinha, por exemplo, nas questões de química da prova de 2014 e notar a quantidade de funções orgânicas que apareceram!

• Alguns assuntos são mais recorrentes nas questões

Claro que isso pode variar de ano para ano. Entretanto, analisando as últimas edições, percebe-se que algumas disciplinas apresentam conteúdos com maior incidência. Em biologia, por exemplo, temas relacionados ao meio ambiente sempre caem com frequência. Já na prova de matemática, problemas de porcentagens ligados a situações do nosso cotidiano também são figurinhas carimbadas. Portanto, leve isso em conta na sua preparação.

Essas são algumas das características marcantes nas questões do Enem. E para você, candidato, que irá prestar o exame, o que acha de tirar proveito dessas informações? Para isso, a melhor estratégia é refazer provas dos anos anteriores. Assim, com apenas uma “cajadada”, poderá praticar e se adaptar com o perfil descrito acima, uma vez que treinará sua capacidade de concentração, conhecerá os assuntos mais frequentes e ainda poderá retomar seus estudos quando achar necessário.

Nesse sentido, recomendamos nossas Apostilas Enem 2015, que trazem TODAS as questões do exame desde 2009. Ao todo, são mais de 1.000 itens para você responder e depois estudar pelas resoluções e comentários de nossos professores, que vêm no final do apostila. Clique aqui para obter o material!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.