Como converter Km/h para m/s no Enem 2021

Se você está na reta final de preparação para as provas do Enem 2021, com certeza já deve ter percebido que a conversão de unidades é um assunto importantíssimo para realizar esta preparação. Isso porque, além de aparecer nos exercícios de matemática, a conversão de unidades também é encontrada em problemas de química e física. Sendo assim, vamos apresentar a seguir sobre a conversão de quilômetros por hora (Km/h) para metros por segundo (m/s), que é muito importante para os problemas de física do Enem. No final da postagem, apresentaremos também um exercício retirado diretamente da prova do Enem, para que você compreenda como este conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

Como converter Km/h para m/s?

Este tipo de conversão é muito comum em questões de física, e aparecem não só no Enem, mas também em todos os vestibulares importantes do país. Para isso, podemos a conversão de cada um dos termos, o que levaria mais tempo para solucionar o problema, ou ainda através de uma divisão/multiplicação pré-estabelecida. Vamos apresentar estas duas opções a seguir.

Fazendo a conversão de cada um dos termos, é necessário lembrarmos que cada quilômetro equivale a 1000 metros e cada hora equivale a 60 x 60 = 3600 segundos. Assim, para realizarmos a conversão para metros por segundo (m/s), devemos aplicar a seguinte situação:

De forma análoga, para transformarmos de metros por segundo para quilômetros por hora, deveremos multiplicar o valor por 3,6. Este fator é exatamente o valor que deve ser utilizado para facilitar nossos cálculos, e deve ser memorizado por quem deseja ganhar tempo nas provas do Enem. Assim:

  • Para transformar km/h para m/s, será necessário dividir a velocidade por 3,6.
  • Para transformar m/s para km/h, será necessário multiplicar o valor da velocidade por 3,6.

Questão do Enem

Como mostramos ao longo do texto, a conversão destas velocidades é importante para a realização dos exercícios de física e também é encontrada em algumas questões de matemática. Para exemplificar como este conteúdo pode ser abordado durante o Enem, vamos apresentar a seguir um exercício retirado da prova de 2020 do Enem (primeira aplicação), que utiliza a este tipo de conversão para solucionar o problema. Aproveite para treinar o conteúdo estudado!

Você foi contratado para sincronizar os quatro semáforos de uma avenida, indicados pelas letras O, A, B e C, conforme a figura.

Os semáforos estão separados por uma distância de 500 m. Segundo os dados estatísticos da companhia controladora de trânsito, um veículo, que está inicialmente parado no semáforo O, tipicamente parte com aceleração constante de 1 m s−2 até atingir a velocidade de 72 km h−1 e, a partir daí, prossegue com velocidade constante. Você deve ajustar os semáforos A, B e C de modo que eles mudem para a cor verde quando o veículo estiver a 100 m de cruzá-los, para que ele não tenha que reduzir a velocidade em nenhum momento.

Considerando essas condições, aproximadamente quanto tempo depois da abertura do semáforo O os semáforos A, B e C devem abrir, respectivamente?

a) 20 s, 45 s e 70 s.

b) 25 s, 50 s e 75 s.

c) 28 s, 42 s e 53 s.

d) 30 s, 55 s e 80 s.

e) 35 s, 60 s e 85 s.

Alternativa correta: D.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/