Como Criar Uma Conta na Plataforma Gov.br

Com as inscrições para o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 abertas (lembre-se que o prazo termina no dia 15/04), os alunos que irão participar do exame mais importante do país precisam de uma conta na plataforma Gov.br para realizar a solicitação. Além disso, essa conta será utilizada para a autenticação de todas as outras etapas do Enem, assim como outros serviços essenciais oferecidos pelo Governo Federal. Desta forma, vamos apresentar a seguir as principais informações sobre esta conta, e também um passo a passo para criar e utilizar sua conta Gov.br.

Informações sobre a conta Gov.br

O primeiro passo para entendermos melhor a importância desta conta é saber quem pode criar a conta na plataforma Gov.br. A conta pode ser criada por qualquer brasileiro ou estrangeiro que esteja inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O CPF também será utilizado para realizar o acesso ao portal, evitando assim a existência de cadastros duplicados. Portanto, se você não possui CPF e deseja participar do Enem, é necessário providenciar este documento o mais rápido possível!

Após a criação da conta, que será explicada no próximo tópico, você poderá encontrar os principais serviços digitais oferecidos pelo Governo Federal em um único local. Afinal, a plataforma conta com mais de 3 mil dos 4,5 mil serviços digitais oferecidos pelo Governo Federal! Veja a seguir uma lista com os principais serviços acessados pela plataforma:

  • Meu Gov.br;
  • Meu INSS;
  • Carteira de Trabalho Digital (CTPS);
  • Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH);
  • Conecte SUS;
  • Inscrição no Enem, Sisu, ProUni e Fies;
  • Sistema Valores a Receber;
  • Outros serviços estaduais e municipais.

Como criar uma conta no Gov.br

Entendida a importância da plataforma, chegou a hora de criar a sua conta no Gov.br! Para isso, você deverá:

1 – Acessar o portal Gov.br, digitar o número de CPF e clicar na opção “Continuar”.

2 – Leia e aceite os termos de uso. Após a leitura, selecione novamente a opção “Continuar”.

3 – Utilize o internet banking de uma das instituições apresentadas para criar a conta, ou selecione a opção “Tentar de outra forma” se não possuir conta nos bancos ou desejar não a utilizar.

4 – Responda às perguntas da plataforma, informando data de nascimento, nome da mãe e dados para contato (telefone celular e e-mail). Preenchidas as informações, clique em “Confirmar”.

5 – Confira se os dados informados estão corretos para prosseguir. Após prosseguir, a plataforma irá enviar um código via e-mail ou celular.

6 – Digite o código recebido para prosseguir.

7 – Crie uma senha que atenda aos critérios exigidos e sua conta estará pronta para uso!

8 – Lembre-se sempre de guardar a senha da conta, assim como manter atualizados o número de telefone e e-mail, que serão importantes para a recuperação do acesso.

Feito isso, sua conta na plataforma Gov.br estará criada e você poderá aproveitar todos os serviços que podem estão disponíveis para esta conta. Lembre-se de que esta conta será utilizada durante todo o Enem, assim como os principais programas de ingresso nas universidades, como Sisu, ProUni e Fies!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/