Como funcionam as notas de corte do Sisu 2021?

Se você prestou o Enem 2020 em qualquer modalidade e deseja participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2021) no primeiro semestre deste ano, deve estar atento em relação às principais informações do programa, que começa no dia 06 de abril! Além das datas e opções de curso que você deseja selecionar, é fundamental entender como funcionam as notas de corte do Sisu 2021.

Se é a primeira vez que você vai participar do Sisu, é muito importante saber que as notas de corte do Sisu passaram por uma mudança em 2020, que trouxeram alguns problemas para os alunos. Apesar destes problemas, o modelo foi confirmado para o ano de 2021, e devemos compreender o seu funcionamento para evitar surpresas durante a seleção.

O que é a nota de corte do Sisu?

Antes de explicarmos sobre as mudanças na nota de corte do Sisu, vamos deixar claro o que é a nota de corte. A nota de corte é a nota mínima necessária para conseguir uma vaga, e será diferente para cada curso, cidade e turno. Você pode escolher duas opções diferentes, sejam instituições, cursos ou turnos. Para o acompanhamento do aluno, o Sisu atualiza diariamente as notas de corte dos cursos, que são denominadas notas parciais. No final do processo, a nota de corte final é utilizada. Deste modo, acompanhar as notas parciais é um ótimo parâmetro para o aluno avaliar se deve trocar de instituição ou se a sua nota será suficiente.

O que acontece com a mudança no sistema do Sisu?

Até o ano de 2019, o Sisu considerava apenas a nota da primeira opção do curso para o posicionamento dos alunos e, consequentemente, as notas parciais e de corte do programa. No entanto, a partir do ano passado, o sistema de posicionamento dos alunos foi mudado pelo Ministério da Educação (MEC), que acredita ter tornado o processo de seleção mais transparente para os alunos.

Após a mudança, o Sistema de Seleção Unificada passou a considerar as notas dos dois cursos (primeira e segunda opção) para a geração das notas parciais e de corte. Com esta mudança, os candidatos passaram a ocupar duas vagas no processo seletivo, resultando em uma classificação ineficiente e que praticamente inutiliza os parâmetros da nota de corte, uma vez que o candidato não sabe até que ponto a nota de corte e seu posicionamento serão alterados.

Isso acontece porque, a partir do momento que o aluno é aprovado na primeira opção de curso, ele é retirado da lista de inscritos da segunda opção, fazendo com que os candidatos que estavam na em posições inferiores subam na classificação e possam conquistar a tão sonhada vaga. De acordo com um levantamento feito pelo O Globo, em 2020, 87% dos cursos de graduação apresentaram nota de corte parcial no último dia maior do que a divulgada após o encerramento.

Apesar da expectativa de notas de corte menores para o ano de 2021, em função da abstenção recorde do Enem 2020, é fundamental que você fique atento em relação ao novo funcionamento das notas de corte do Sisu, uma vez que este será o modelo utilizado no processo seletivo, mesmo com a reclamação dos alunos e especialistas. Assim, é provável que a nota de corte final seja menor do que as divulgadas no último dia do processo, mas não temos como prever qual será a queda.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!