Como Iniciar a Preparação Para o Enem 2022

Passados os programas que utilizam a nota do Enem para seleção (Sisu, ProUni e Fies), os alunos que não obtiveram resultado suficiente para garantir a aprovação e aqueles que vão participar do exame pela primeira vez começam a preparação para o Enem 2022. Por se tratar de uma prova tão importante, é fundamental que você se prepare adequadamente para esta prova, e isso requer um planejamento bem feito. Para isso, vamos apresentar a seguir algumas dicas e passos para você realizar a preparação para o Enem 2022, destacando a importância destes passos em sua prova.

Estabeleça metas reais

O primeiro passo para iniciar a sua preparação para esta prova é definir quais são as suas metas para este ano. Qual é minha meta de curso/instituição? Quais são as notas necessárias para ingressar neste curso? Quanto tempo vou estudar diariamente? Todas estas perguntas devem ser respondidas adequadamente para iniciar a sua etapa de preparação. Além disso, também é muito importante que você estabeleça metas reais, para não se frustrar com o planejamento e para seguir corretamente o plano criado.

Crie um plano de estudos

Definidas as metas e meios para atingir este objetivo, chegou a hora de criar um plano de estudos para o Enem 2022. Neste plano de estudos, você poderá definir os horários de estudo e quais matérias serão estudas ao longo da semana. Avalie quais são as matérias que você precisa melhorar, dedicando mais tempo para este conteúdo. Esta organização fará com que você não desperdice tempo em suas atividades e possa focar naquilo que realmente importa, permitindo ao aluno atingir os resultados estabelecidos anteriormente.

Reserve tempo para lazer e outras atividades

Este é importantíssimo e possui total relação com o primeiro item do artigo. Mesmo que passar no vestibular seja o seu maior objetivo neste ano, será péssimo para a sua saúde mental estabelecer metas absurdas e se privar de tudo o que é importante em seu dia a dia. Desta forma, em seu planejamento também devem ser incluídas atividades de lazer e também outras atividades importantes em seu dia a dia (como descanso e atividades físicas), uma vez que essas atividades são indispensáveis para qualquer rotina de estudos e auxiliarão nos cuidados da sua saúde mental.

Avalie o seu desempenho periodicamente

Determinados os objetivos e realizado o planejamento de estudos, é muito importante que você avalie os seus resultados periodicamente. Nesta avaliação, verifique se o tempo destinado aos estudos está sendo suficiente (e cumprido), além de avaliar se os resultados da preparação estão saindo como o esperado. Caso verifique a necessidade de alterações, não tenha medo de realizá-las visando sempre a melhor preparação para conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade!

Desta forma, foram apresentadas ao longo desta publicação algumas dicas e sugestões para você iniciar a sua preparação para o Enem 2022. Por se tratar de uma prova tão importante, a preparação deve ser feita da melhor forma possível, envolvendo organização e dedicação por parte dos alunos. No entanto, você deve estabelecer metas de estudo reais e realizar atividades de lazer e descanso, que certamente ajudarão em sua preparação para a prova ao mesmo tempo em que cuidam da sua saúde mental, fundamental para o sucesso da preparação!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/