Confira Uma Questão de Física do Enem 2021!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova cujas questões possuem um formato característico, com textos longos e exercícios que exigem o raciocínio e capacidade de interpretação do aluno. Assim, é fundamental trabalhar a resolução de exercícios para obter os melhores resultados, e é exatamente isso que faremos a seguir!

Você poderá acompanhar na sequência a resolução de um exercício da prova de física do Enem, que trata sobre a queda livre, um assunto que aparece com frequência no exame. Aproveite para treinar o conteúdo estudado!

Questão do Enem

“No seu estudo sobre a queda dos corpos, Aristóteles afirmava que se abandonarmos corpos leves e pesados de uma mesma altura, o mais pesado chegaria mais rápido ao solo. Essa ideia está apoiada em algo que é difícil de refutar, a observação direta da realidade baseada no senso comum.

Após, uma aula de física, dois colegas estavam discutindo sobre a queda dos corpos, e um tentava convencer o outro de que tinha razão:

Colega A: “O corpo mais pesado cai mais rápido que um menos pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado!”.

Colega B: “Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como isso é possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo jeito. Tem que ter outra explicação!”.

HÜLSENDEGER, M. Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 3, dez. 2004 (adaptado).

O aspecto físico comum que explica a diferença de comportamento dos corpos em queda nessa discussão é o(a)

a) peso dos corpos.

b) resistência do ar.

c) massa dos corpos.

d) densidade dos corpos.

e) aceleração da gravidade.

Resolução e comentários

A melhor maneira de solucionarmos este problema é entender e eliminar cada uma das situações apresentadas pelo texto, considerando a fala do Colega B em relação à bolinha de papel.

Alternativa A – Incorreta. Perceba que, esticada ou amassada, a massa da folha de papel será a mesma, assim como a aceleração da gravidade (visto que o Colega B soltou as bolinhas do mesmo local). Sendo assim, como o peso é função destas duas variáveis, este não é alterado para ambos os casos.

Alternativa B – Correta. O fenômeno que explica esta mudança de velocidade é a resistência do ar. Ao amassar a folha de papel, o Colega B diminui significativamente a área de contato entre a folha e o ar. Como a força de resistência do ar é dada pela equação F = k v² e a constante k é diretamente proporcional ao tamanho do corpo, para áreas maiores a força de resistência do ar é maior, o que explica a diferença de tempo entre a queda das folhas de papel.

Alternativa C – Incorreta. Como mencionamos na alternativa A, a massa da folha não será alterada com o seu formato, eliminando esta alternativa.

Alternativa D – Incorreta. Assim como a massa, a densidade da folha de papel será a mesma para ambos os formatos, uma vez que as propriedades das quais a densidade depende não serão alteradas.

Alternativa E – Incorreta. Da mesma forma que já havíamos informado para a massa, a aceleração da gravidade não será alterada, uma vez que o Colega B lançou as folhas de papel do mesmo local (ou planeta, no caso!)

Comentário: Uma questão teórica e muito interessante apresentada pelo Enem! Na grande maioria dos casos, o objeto com maior massa (e, consequentemente, peso) chegará antes ao solo. No entanto, a resistência do ar fará muita diferença nestas quedas, e poderá até mesmo inverter esta situação. Um exemplo interessante deste caso é o salto de um paraquedista. Antes e depois de abrir o paraquedas, a massa do conjunto paraquedista + equipamento é a mesma. No entanto, ao aumentar a área de contato com o ar assim que abre o paraquedas, o paraquedista reduz drasticamente a sua velocidade de queda, o que é explicado pela resistência do ar!

Dessa maneira, foi apresentada uma questão muito interessante de física no Enem, que envolve um conceito teórico muito importante relacionado com a queda livre!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Tags: | | |