“Erros” Comuns – Parte 3

Hoje continuamos nossa saga para tratar dos erros mais comuns na escrita formal. Vamos conferir, então, mais alguns itens que podem auxiliar na produção de um texto nota máxima no quesito da norma padrão da língua portuguesa! (Não se esqueça de dar uma olhada nos dois artigos anteriores, para conhecer ainda mais erros comuns e como corrigi-los, ok?)

Há ou A

A forma “” é usada com o sentido de “existir”, na terceira pessoa do singular, independente da quantidade do que há/existe.

Há muitas cadeiras naquela sala, traga uma para cá.

Há um certo temor no ar em relação à pandemia.

É possível utilizar “há” também com o sentido de tempo passado.

Fui aos Estados Unidos há 5 anos.

Estamos em isolamento social há bastante tempo.

A forma “a”, além de ser o artigo definido feminino singular que já conhecemos, é usado para estabelecer o tempo de ações futuras e a distância.

Vou visitar o Nordeste daqui a dois anos.

Moro a cinquenta metros de um ponto de ônibus.

Mal ou Mau

Apesar de terem o mesmo som ao serem pronunciadas, as palavras “mal” e “mau” são usadas em circunstâncias diferentes na escrita. “Mal” serve de oposição a “bem” e “mau” serve de oposição a “bom”. Vejamos, então, frases que opõem os termos e exemplificam essas diferenças:

Ele dirige muito mal. x Ele dirige muito bem.

Ele tem um mau caráter. x Ele tem um bom caráter.

Onde ou Aonde

Ambos os termos referem-se a local, mas, apesar de serem parecidos, são usados em momentos bem diferentes.

“Onde” é usado para referir-se a local, com uma ideia de localidade mais fixa, permanência.

Onde está meu casaco?

Por onde eu começo?

“Aonde” é utilizado para referir-se a locais também, mas com sentido de movimento. Ao substituir “aonde” por “para onde” e a frase fizer sentido, é possível conferir que o termo está correto.

Aonde você vai?

Vamos aonde meus amigos preferirem.

O que acharam dos itens de hoje? Já tinham pensado sobre algum deles ou até mesmo cometido algum desses erros na escrita? Quais outros itens gostariam de ver nesta coluna? Contem tudo pra gente nos comentários e até a próxima!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Sobre o Autor

Vanessa Christine Ramos Reck
Vanessa Christine Ramos Reck

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas(2011). Tem experiência na área de Letras. http://lattes.cnpq.br/6444202678156917