Estudando os fenômenos El Niño e La Niña

Geopolítica

Em nossa postagem de hoje vamos tratar sobre dois fenômenos climáticos de grande importância para as questões de geografia do Enem e também para o clima do planeta. Vamos falar sobre o El Niño e a La Niña. Para isso, além de explicarmos sobre estes dois importantes fenômenos, vamos também apresentar uma questão retirada diretamente do Enem sobre o tema, para que você compreenda como o conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

El Niño e La Niña

Como mencionamos no início da publicação, ambos os fenômenos possuem grande importância para os brasileiros. Consequentemente, os fenômenos são amplamente cobrados nas provas do Enem. Podemos adiantar que ambos estão relacionados com as águas do Pacífico, mas vamos explorar estes detalhes separadamente a seguir!

El Niño

Começando pelo El Niño, este fenômeno é resultante do aquecimento acima do normal das águas do oceano Pacífico na costa do Peru (onde as águas normalmente são frias). Em função disso, são produzidas massas de ar quentes e úmidas, que aumentam a incidência de chuvas nesta região e diminuem as chuvas em outras localidades, como na Amazônia, Nordeste do Brasil, Austrália e Indonésia. Especificamente no Brasil, o El Niño também contribui para o aumento das chuvas na região sul do país e também em partes do Sudeste.

La Niña

Já o La Niña possui o funcionamento exatamente inverso! Neste fenômeno, as águas do pacífico sofrem um resfriamento anormal em função dos ventos alísios. Desta forma, os efeitos também são inversos, com o aumento das chuvas na Amazônia e Nordeste, assim como a redução das chuvas no Sul do Brasil. Além disso, o La Niña também contribui para a diminuição das temperaturas na América do Norte e Europa.

Questão do Enem

Com o objetivo de demonstrar como este conteúdo pode ser cobrado durante a aplicação das provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova do Enem 2020 (aplicação digital), que aborda os efeitos do El Niño. Aproveite para colocar em prática o conteúdo estudado!

Os fundamentos da meteorologia tropical, como mostrou Richard Grove, foram estabelecidos durante o grande El Niño de 1790-91, que, além de levar a seca e a fome a Madras e Bengala, desmantelou a agricultura em várias colônias caribenhas da Inglaterra. Pela primeira vez, medições meteorológicas simultâneas, milhares de milhas distantes entre si, sugeriram que aquelas condições de tempo extremo talvez estivessem associadas em todos os trópicos — uma ideia que só seria completamente desenvolvida durante a seca global de 1876-78.

DAVIS, M. Holocaustos coloniais: clima, fome e imperialismo na formação do Terceiro Mundo. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2002.

O fenômeno climático citado ocorre periodicamente e tem como causa o aumento da”

a) atuação da Massa Equatorial Continental.

b) velocidade dos ventos no Hemisfério Sul.

c) atividade vulcânica no Círculo do Fogo.

d) temperatura das águas do Pacífico.

e) liquefação das geleiras no Ártico.

Alternativa correta: D.

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Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

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