Possibilidades para a Proposta de Redação do Enem 2020: Moradores de rua

Apesar das questões de desigualdade social, problemas da economia brasileira e ajuda humanitária já terem sido tratadas em versões anteriores da proposta de redação do Enem (Enem PPL 2010, 2011 e 2018, por exemplo), o tópico dos moradores de rua ainda não foi abordado especificamente. Por isso, é interessante pensar nesta questão mais detalhadamente para nos prepararmos para uma eventual aparição.

Como sempre, o primeiro passo é a informação básica sobre o assunto. A sugestão é fazer pesquisas online, bem como conversar com os professores (quem sabe até sugerir o tema para o professor de redação?). Inicialmente, é interessante buscar índices nacionais: quantos moradores de rua temos no país, em quais regiões eles estão mais concentrados e quais as principais motivações para que eles estejam nesta situação de vulnerabilidade. Drogas? Problemas familiares? Problemas financeiros propriamente ditos? Quantos deles estão na rua por opção (e quais as motivações dessa opção) e quantos não estão satisfeitos com a própria situação e buscam uma maior estabilidade? A pesquisa deve ser EXCLUSIVAMENTE baseada em fontes idôneas, ok? Passe longe de índices de Facebook ou WhatsApp. Os sites mais famosos de conglomerados de notícias são os mais confiáveis. Como eles precisam apurar o que estão informando (diferente das correntes de redes sociais, que só são criadas e espalhadas, sem nenhuma responsabilidade) e podem inclusive enfrentar processos caso não informem apenas com fatos, é neles que se deve buscar dados. O professor, como já mencionado, também pode sugerir locais variados de pesquisa.

Com a pesquisa básica feita, é hora de se posicionar acerca da questão e desenvolver a argumentação. Uma contextualização que leve à conclusão do porquê o número de moradores de rua em nosso país é tão alto pode ajudar a criar uma boa introdução. Em seguida, trazer exemplos, índices (devidamente pesquisados em fontes idôneas) e demonstrar o quanto a situação de rua é indesejável tanto para quem está nela quanto para o país como um todo pode estabelecer o caminho para o desenvolvimento. Aqui, pode-se também mencionar as diferentes motivações que levaram aqueles cidadãos às ruas e concentrar-se apenas em uma delas, ou tratar da questão como um todo.

Por fim, tendo escolhido uma das motivações específicas para a situação de rua (problemas financeiros puramente, por exemplo), é hora de escrever uma boa proposta de intervenção, que deve ser detalhada, viável e bem ligada à argumentação feita até então. Não vai fazer muito bem ao seu texto escrever mais especificamente sobre pessoas com problemas familiares que acabam nas ruas e sugerir soluções para quem se envolveu com drogas e foi parar nas ruas, por exemplo. O mesmo vale para caso queira tratar a questão como um todo e só citar alguns exemplos de motivação. Não vai ser muito bom para a coerência especificar uma das situações na hora da sugestão de solução, então aqui é melhor pensar em uma proposta mais generalizada, que combine com o tom da argumentação no desenvolvimento.

O que acham dessa possibilidade de tema para 2020? Tem mais ou menos chances do que outros assuntos? Como desenvolveriam uma redação com esta temática? Contem tudo pra gente nos comentários e até a semana que vem!

Além das postagens sobre os temas de redação toda semana, você pode se preparar ainda mais para a prova de redação do Enem com o curso de redação Nota 1000 do portal InfoEnem! Você fará redações que serão corrigidas no mesmo modelo do Enem, e receberá comentários e dicas da nossa equipe! Clique aqui para saber mais sobre o curso de redação!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.