Possibilidades para a Redação do Enem 2020: Saneamento Básico

Apesar de ser um assunto “básico”, o saneamento básico não é tão garantido assim. Dependendo do local em que se mora, pode parecer algo primário ter como dar descarga no vaso sanitário e abrir a torneira do banheiro ou da cozinha para lavar as mãos e proteger-se contra o coronavírus. No entanto, muitos brasileiros não têm esse mesmo acesso, fato esse que se estende por décadas da história da república do país. Por isso, assim como outros assuntos relacionados ao acesso a direitos básicos já foram tratados, esse pode ser mais um dos temas levantados pelo Enem em 2020.

As pesquisas a serem feitas relacionadas à questão do saneamento são simples, mas importantíssimas. Primeiramente, é necessário compreender os índices brasileiros, conhecendo a porcentagem de esgoto coletado e tratado, assim como o acesso à água encanada no país (spoiler: são baixos para um direito tão básico, como o próprio nome diz). Lembre-se de sempre consultar fontes idôneas e, se possível, compará-las com mais de uma para conferir se os dados batem e, consequentemente, têm mais chances de serem os oficiais. Além dos índices essenciais acerca do saneamento, há as consequências de tais índices. É estimado que uma parte considerável das doenças atendidas por unidades emergenciais de saúde sejam causadas pela falta de acesso ao saneamento básico, por isso ter esses números “em mãos” (e no dia do Enem, apenas na memória) será importante para a construção e para o embasamento da argumentação.

Após a coleta e estudo dos dados acerca do assunto no país, é hora de construir a argumentação. Novamente, o trabalho é simples, já que as desvantagens de não ter acesso a saneamento são bastante óbvias. Uma contextualização histórica pode ser uma ótima introdução, estabelecendo os possíveis motivos para que há tanto tempo o país falhe em investir nesse direito básico. Assim, será possível estabelecer um caminho para chegar à grande quantidade de brasileiros que não têm saneamento e, consequentemente, estão vulneráveis às mais variadas doenças proliferadas por conta disso, juntamente com o desconforto diário que a falta de acesso à água encanada e ao esgoto coletado podem causar.

Estabelecidos os grandes e óbvios problemas relacionados ao tema, é hora de propor soluções. Obviamente ações do governo são necessárias para a instauração de saneamento básico para cem por cento dos brasileiros, mas medidas tomadas pela população também podem contribuir na questão. A partir daí, como sempre, cada uma delas deve ser bem detalhada, viável e compatível com a argumentação que foi desenvolvida ao longo da produção.

O que acharam da possibilidade de tema desta semana? As chances desse assunto ser a proposta de redação do Enem 2020 são maiores ou menores do que as de outros tópicos? Contem tudo pra gente nos comentários e até a semana que vem!

Além das postagens sobre os temas de redação toda semana, você pode se preparar ainda mais para a prova de redação do Enem com o curso de redação Nota 1000 do portal InfoEnem! Você fará redações que serão corrigidas no mesmo modelo do Enem, e receberá comentários e dicas da nossa equipe! Clique aqui para saber mais sobre o curso de redação!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.