As Olimpíadas de Tóquio 2020 tornaram-se mais um dos grandes pontos de interrogação levantados pelo Coronavírus. Com o adiamento do evento para 2021, em meio a todas as incertezas da pandemia, o esporte voltou a ser um ponto popular a ser tratado. Por ter, portanto, permeado muitas discussões entre 2020 e 2021, é um dos tópicos da atualidade com chances de ser escolhido como tema da redação do Enem deste ano.
Inicialmente, é interessante considerar que há duas “vertentes” possíveis para trazer o assunto como tema. Uma delas é o fato de que o esporte é um educador e transformador social. A partir disso, pode ser esperado que o candidato comprove isso, bem como sugira medidas interventivas para que o esporte seja mais difundido e, consequentemente, ainda mais transformador. A segunda possibilidade pode deixar explícito que o investimento na área no país é precário e que, portanto, há propostas a serem feitas para que isso se resolva.
Em ambos os casos (assim como na vida), estar bem informado é fundamental. Sendo assim, conhecer os índices relacionados ao esporte em nosso país é essencial para trazer conteúdos externos relevantes e bem conectados ao tópico. A diferença de salários e investimentos entre os gêneros, as classes sociais com mais ou menos acesso a cada modalidade esportiva, os investimentos públicos e privados em cada modalidade, bem como os locais em que a possibilidade de investimento e acesso é maior são alguns dos dados que podem ser colhidos e utilizados com eficiência em uma dissertação acerca do assunto.
Também em ambas as possibilidades de “vertentes”, a argumentação deve utilizar-se dos dados e dos conhecimentos construídos na escola e ao longo da vida para comprovar a problemática. Ou seja, no caso de um tema acerca do poder transformador e educador do esporte, comprovar que essa é a realidade é o caminho. Além dos dados já mencionados, alguns de nossos medalhistas em Tóquio podem ser grandes exemplos, visto que vários deles vieram de projetos sociais. No caso de uma problemática relacionada à falta de investimentos, deve-se provar esse ponto. O fato de que alguns atletas recorreram a vaquinhas para poderem viajar até o Japão pode ser mais um exemplo que ajude a comprovar o problema. Portanto, as últimas Olimpíadas (e, por que não, a história do evento em si?) podem ser grande fonte de informação para um eventual tema relacionado a esportes.
Por fim, a proposta de intervenção, como sempre, deve ser bastante detalhada e bem relacionada ao tópico. O investimento e a propagação do esporte muito provavelmente são as melhores pedidas, e podem partir do poder público, da iniciativa privada ou de ambos (aliás, preferencialmente de ambos). Incentivo desde os primeiros anos escolares, projetos sociais, disponibilização de modalidades não tão populares em centros esportivos para o público em geral e incentivo fiscal para que a iniciativa privada também colabore podem ser alguns exemplos de soluções sugeridas.
O que acharam da possibilidade de tema desta semana? Seria fácil desenvolver uma dissertação sobre a questão dos esportes em nosso país? Contem tudo pra gente nos comentários e até a semana que vem!
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Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/
O que é SiSU?
É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/