Principais propriedades das ondas no Enem

Em nossa última publicação (que você pode conferir através deste link!) apresentamos os principais fenômenos ondulatórios, que são extremamente importantes para as questões de física no Enem. Estes fenômenos estão diretamente associados às ondas, que também devem ser compreendidas pelos alunos antes de abordarmos a fundo os fenômenos ondulatórios. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir as principais características das ondas. Além disso, na parte final da publicação, apresentaremos também uma questão retirada do próprio Enem, para que você compreenda como este conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

Propriedades importantes das ondas

Questões envolvendo ondas e fenômenos ondulatórios são comuns nas provas do Enem. Deste modo, precisamos compreendê-las adequadamente para que os fenômenos sejam apresentados da melhor forma possível. Parte desta compreensão está ligada às suas propriedades, que serão apresentadas a seguir:

  • Crista: A crista é o topo de uma onda qualquer, ou seja, o seu ponto mais alto.
  • Vale: Já o vale pode ser entendido como o ponto mais baixo de uma onda.
  • Amplitude: A amplitude é entendida como a “altura de uma onda”, ou seja, a distância entre o ponto de equilíbrio de uma onda e a crista da onda.
  • Comprimento de onda: O comprimento de onda é definido como a distância entre duas cristas consecutivas ou ainda entre dois vales consecutivos. Este comprimento de onda é importantíssimo para nossos estudos, e será ainda mais detalhado quando tratarmos de fenômenos que utilizam diretamente este comprimento.
  • Período: Outra propriedade importante é o período, que é representado pela letra T e definido como o tempo que uma onda leva para ser percorrida uma vez, ou seja, o tempo para que a onda volte a se repetir.
  • Frequência: Já a frequência é definida como o número de vezes em que uma onda se repete em um intervalo de tempo, e é representada pela letra f. É interessante destacar também que a frequência é igual ao inverso do período (f=1/T).
  • Velocidade da onda: Por fim, a velocidade de uma onda é função do produto do comprimento de onda pela frequência. A velocidade da onda também aparece com frequência nos exercícios, e vamos trabalhar este assunto adiante!  

Questão do Enem

Como citamos ao longo desta publicação, as propriedades das ondas são importantes para que possamos seguir nesta importante área da física, uma vez que estas propriedades são utilizadas como parte da solução de dezenas de problemas no Enem. Mais do que isso, em algumas situações estes conteúdos são cobrados de forma direta, como é o caso do problema apresentado a seguir, que foi retirado da prova de 2019 do Enem. Aproveite para exercitar o conteúdo estudado!

Um professor percebeu que seu apontador a laser, de luz monocromática, estava com o brilho pouco intenso. Ele trocou as baterias do apontador e notou que a intensidade luminosa aumentou sem que a cor do laser se alterasse. Sabe-se que a luz é uma onda eletromagnética e apresenta propriedades como amplitude, comprimento de onda, fase, frequência e velocidade.
Dentre as propriedades de ondas citadas, aquela associada ao aumento do brilho do laser é o(a)”

a) amplitude.

b) frequência.

c) fase da onda.

d) velocidade da onda.

e) comprimento da onda.

Alternativa correta: A.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!