Proparoxítonas

Encerrando nossa trilogia, hoje trataremos das palavras proparoxítonas! Se você acompanhou as dicas sobre as oxítonas e sobre as paroxítonas, esse palavrão não deveria te assustar, já que, como é possível deduzir para quem leu as colunas anteriores, as proparoxítonas são as palavras que têm as antepenúltimas sílabas tônicas (com a pronúncia mais alta/forte). Como raramente temos dificuldade em lembrar como se falam as palavras, checando qual o tipo (oxítona, paroxítona ou proparoxítona) ao dizermos alguma em voz alta podemos confirmar e/ou até mesmo “chutar” a acentuação quando tivermos alguma dúvida. Vejamos então as dicas de acentuação para as palavras proparoxítonas:

  • Primeiramente, a dica que vai facilitar nossa vida: todas as palavras proparoxítonas são acentuadas! Viram só como esse palavrão acabou sendo o menos assustador dos três tipos de palavras que tratamos na trilogia? Alguns exemplos mais comuns são: árvore, tráfego, córrego, protótipo, bígamo.
  • A única exceção para a acentuação de proparoxítonas é com palavras estrangeiras, como por exemplo performance, deficit, habitat e superavit, que vêm da língua inglesa.
  • Há dois detalhes nas proparoxítonas para darmos atenção. O primeiro deles é a chamada “silabada”, quando uma pronúncia errada da palavra é feita e, consequentemente, sua acentuação (ou falta dela) acompanha, ficando também equivocada. Alguns exemplos são: arquetipo ao invés de arquétipo, interim ao invés de ínterim, prototipo ao invés de protipo e rubrica ao invés de brica.
  • O segundo detalhe que merece atenção nas proparoxítonas é que há algumas delas que, apenas com uma alteração de sílaba tônica (de proparoxítonas para paroxítonas, por exemplo), transformam-se em outras, com significados diferentes. Exemplos: dico (profissional) e medico (primeira pessoa do singular do presente do verbo medicar); mina (objeto para corte) e lamina (terceira pessoa do singular do presente do verbo laminar); trânsito (substantivo que denomina “circulação”) e transito (primeira pessoa do singular do presente do verbo transitar).

Viram como as proparoxítonas, apesar do nome mais assustador, têm as dicas mais fáceis? O que acharam das regras da trilogia? Foram úteis para resolver dúvidas de acentuação? Pretendem usá-las quando estiverem tentando lembrar a acentuação de uma palavra? Contem tudo pra gente nos comentários e até a próxima!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Vanessa Christine Ramos Reck
Vanessa Christine Ramos Reck

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas(2011). Tem experiência na área de Letras. http://lattes.cnpq.br/6444202678156917