Quem foi Dandara dos Palmares?

Uma das partes mais tristes da história do Brasil e também do mundo foi a escravidão.  No Brasil, a escravidão começou em meados de 1530, com a finalidade de suprir a demanda por mão-de-obra vinda dos portugueses que tinham atividades de exploração no país. Em um primeiro momento o foco foi a escravização dos indígenas, e após algum tempo, a mão-de-obra escrava vinha da África por meio do tráfico de pessoas em Navio Negreiros. Essa substituição de mão-de-obra se deu principalmente por pressão da Igreja Católica, além de fugas, epidemias e a luta contra a escravidão indígena

Muitas pessoas em situação de escravos e escravas resistiam de maneiras diversas contra essa prática desumana e cruel, que atenta e ainda atenta contra diferentes direitos humanos. Uma forma de resistência se desenvolveu por meio da formação dos quilombos.

Os quilombos eram locais de refúgio para escravos e escravas que conseguiam fugir de seus senhores; nesses espaços havia agricultura, criação de animais, atividades mercantis e etc. Eram também locais onde a manifestação da cultura africana por meio de danças, cultos e músicas, era livre.

Quilombo dos Palmares

O Quilombo dos Palmares foi um dos maiores quilombos do Brasil, com seu surgimento ocorrendo por volta de 1580, nas Capitanias de Pernambuco e da Bahia. O local abrigava cerca de 20 mil pessoas.

Existe uma polêmica muito importante quando se fala sobre a questão do Quilombo dos Palmares, que é justamente a afirmativa de que no local havia pratica de escravidão. Na realidade houve sim escravidão em Palmares, porém em um modelo que se assemelhava ao difundido na Europa, de escravidão voluntária e não tão degradante.

Um dos maiores ícones do Quilombo foi Zumbi dos Palmares – se tornou líder do local por conta das bem-sucedidas missões de guerrilha para libertar escravos. Foi morto em novembro de 1695, e hoje o 20 de Novembro data-se como o Dia da Consciência Negra em sua homenagem.

Uma figura pouco lembrada nesse sentido foi Dandara dos Palmares, vamos conhecer mais sobre ela?

Quem foi Dandara dos Palmares?

Dandara foi esposa de Zumbi, e dominava técnicas de capoeira, lutando ao lado tanto de homens quanto de mulheres nas batalhas de ataque ao quilombo. Dandara chegou criança ao Quilombo, e são escassas as informações sobre sua nacionalidade. Ela participava das tarefas cotidianas da comunidade, das lutas e também ajudava no planejamento estratégico de proteção. Dandara e Zumbi tiveram 3 filhos, e ela acabou tirando a própria vida em 1694 quando foi presa e ameaçada de virar escrava.

Você já conhecia a história dela? Agora que já sabemos mais sobre esse tema, vamos resolver uma questão!

(UFPE) As razões que fizeram com que no Brasil colonial e mesmo durante o império a escravidão africana predominasse em lugar da escravidão dos povos indígenas podem ser atribuídas a (à):

a) setores da Igreja e da Coroa que se opunham à escravização indígena; fugas, epidemias e legislação antiescravista indígena que a tornaram menos atraente e lucrativa.

b) religião dos povos indígenas, que proibia o trabalho escravo. Preferiam morrer a ter que se se submeterem às agruras da escravidão que lhes era imposta nos engenhos de açúcar ou mesmo em outros trabalhos.

c) reação dos povos indígenas, que, por serem bastante organizados e unidos, toda vez que se tentou capturá-los, eles encontravam alguma forma de escapar ao cerco dos portugueses.

d) ausência de comunicação entre os portugueses e os povos indígenas e à dificuldade de acesso ao interior do continente, face ao pouco conhecimento que se tinha do território e das línguas indígenas.

e) um enorme preconceito que existia do europeu em relação ao indígena, e não em relação ao africano, o que dificultava enormemente o aproveitamento do indígena em qualquer atividade.

Alternativa correta: A

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Sobre o Autor

Raphaele Godinho
Raphaele Godinho

Raphaele Godinho: Estudante de Relações Internacionais, coordenação do movimento Resgatando e Valorizando a Mulher, Three Dot Dash Global Teen Leader 2020 by We Are a Family Foundation.