Saiba como pedir a reaplicação do Enem 2020

Todos sabemos as dificuldades (além da prova) que o Enem 2020. Ao realizar o principal exame do país no meio de uma pandemia, era esperado que tivéssemos problemas e dificuldades. Além da abstenção recorde para o Enem, em que mais de 50% dos candidatos não realizaram as provas, também é grande o número de alunos que precisa da reaplicação das provas do Enem. Desta maneira, vamos apresentar a seguir quais são os candidatos que têm direito à reaplicação da prova do Enem, e também o procedimento necessário para cada categoria realizar o pedido da reaplicação.

Período para solicitar a reaplicação: Começa hoje!

O primeiro passo para solicitar a reaplicação das provas do Enem é conhecer as datas. Os candidatos poderão solicitar a reaplicação da prova a partir das 12:00 de hoje (25/01) até o dia 29 de janeiro.

Quem pode pedir a reaplicação das provas do Enem?

Perceba que não são todos os ausentes que poderão pedir a reaplicação das provas do Enem. Para solicitar a reaplicação é necessário possuir uma justificativa aceita pelo MEC, com a apresentação de documentos, quando solicitados. Veja a seguir os grupos que podem solicitar a reaplicação do exame:

  • Candidatos que tiveram covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas (coqueluche, difteria, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por vírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela): Para os candidatos nesta situação, é necessário acessar a Página do Participante do Enem e enviar um documento de identificação e um documento constatando a doença. No documento, devem constar algumas informações: nome completo do participante, data do atendimento, descrição da condição do paciente, código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), assinatura, identificação e registro no órgão competente do profissional que prestou atendimento. Além disso, os documentos anexados devem estar no formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.
  • Moradores do Amazonas e das cidades de Espigão d’Oeste e Rolim de Moura (RO): Os moradores de todo o estado do Amazonas e destas duas cidades de Rondônia também poderão prestar a segunda aplicação da prova do Enem. Para estes casos, não será necessário nenhum pedido de reaplicação, uma vez que a reaplicação já será feita para todos estes candidatos de maneira automática.
  • Alunos prejudicados: Também podem solicitar a reaplicação das provas do Enem aqueles alunos que se sentiram prejudicados por problemas que aconteceram durante o Enem. Estes “incidentes logísticos”, definidos pelo Inep, podem ser: desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local, falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova, erro na execução do procedimento de aplicação que tenha causado prejuízo ao participante. Cada um destes casos será julgado individualmente, com auxílio da ata da sala indicada.
  • Alunos barrados: Da mesma forma que o item anterior, os alunos que foram impedidos de entrar, depois que as salas atingiram a capacidade máxima de 50%, podem descrever o ocorrido na Página do Participante e solicitar a reaplicação. Os casos também serão avaliados individualmente.

E quando ocorrerá a reaplicação do Enem 2020?

As provas de reaplicação do Enem 2020 estão previstas para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/