Utilizando o Amperímetro e o Voltímetro no Enem

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre dois aparelhos de grande importância para o estudo da física, que são os amperímetros e os voltímetros. Para isso, além de apresentarmos as principais características destes dois aparelhos, vamos comentar também sobre as suas formas de ligação com os circuitos elétricos e eletrônicos. Na parte final da postagem, vamos apresentar uma questão retirada do próprio Enem, para que você compreenda como este conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

Amperímetro

Como mencionamos no início desta postagem, ambos os aparelhos são fundamentais para os estudos relacionados à eletricidade. O amperímetro é o aparelho que possui como função principal medir a intensidade da corrente elétrica que passa através de um fio. Estes aparelhos são capazes de medir corrente alternada e corrente contínua, e a unidade de medida padrão é o ampère (A).

Para o correto funcionamento destes aparelhos, os amperímetros devem ser ligados em série com o restante do circuito, e a sua resistência interna deve ser a menor possível. Quando esta resistência é muito pequena em relação às demais resistências do circuito, dizemos que o amperímetro é ideal.

Voltímetro

Já o voltímetro são os aparelhos utilizados para medir a diferença de potencial entre dois pontos. De acordo com a qualidade dos aparelhos, os voltímetros também são capazes de medir tensões contínuas e alternadas.

Para a utilização correta do aparelho, os voltímetros devem ser ligados em paralelo com o trecho do circuito no qual se deseja saber a tensão elétrica. Além disso, a sua resistência interna deve ser a maior possível, para não atrapalhar na medição da tensão do circuito.

Multímetro

Além destes dois aparelhos muito conhecidos na elétrica e na eletrônica, temos também os multímetros, que são aparelhos que podem funcionar como amperímetros, voltímetros e também apresentam outras funções, de acordo com a qualidade do aparelho. Os multímetros são cada vez mais populares, devido ao fato de reunir várias funções em um único aparelho, e também pelo seu preço, que vem caindo ao longo dos anos.

Questão do Enem

Além da importância para a instrumentação e medição de grandezas fundamentais no estudo da física, estes aparelhos também são cobrados com frequência nas provas do Enem e nos principais vestibulares do país. Para demonstrar como este conteúdo é abordado na prova do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova de 2020 do Enem, que aborda a ligação destes aparelhos nos circuitos eletrônicos.

“Uma pessoa percebe que a bateria de seu veículo fica descarregada após cinco dias sem uso. No início desse período, a bateria funcionava normalmente e estava com o total de sua carga nominal, de 60 Ah. Pensando na possibilidade de haver uma corrente de fuga, que se estabelece mesmo com os dispositivos elétricos do veículo desligados, ele associa um amperímetro digital ao circuito do veículo. Qual dos esquemas indica a maneira com que o amperímetro deve ser ligado e a leitura por ele realizada?”

Alternativa correta: B.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!